sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Postagem Semanal - 17/10/2014

A Argentina lançou nesta quinta-feira (16) o Arsat-1, seu primeiro satélite geoestacionário de telecomunicações, desenvolvido com tecnologia própria, na base de Kourou, na Guiana Francesa.
"O Arsat 1 foi lançado com êxito ao espaço", informou a Presidência em um comunicado.
O satélite decolou às 21h44 GMT (18h44 de Brasília), a bordo de um foguete francês Ariane, que se desprendeu em seguida, até alcançar uma órbita de transferência, 300 km acima do nível do mar.
Imagens transmitidas pela televisão mostraram técnicos e cientistas comemorando na base de controle quando o satélite se desprendeu da estrutura do foguete. "Hoje é um dia histórico com o lançamento do Arsat 1, um satélite construído com tecnologia argentina, um investimento de 270 milhões de dólares e 1,3 milhão de homens-hora", disse o chefe do gabinete, Jorge Capitanich, com coletiva de imprensa.
Ele afirmou ainda que "70% de um satélite são as horas trabalhadas por cientistas e técnicos de alta qualificação".
O Arsat-1, com potência de 3.400 watts, foi desenvolvido ao longo de sete anos e fabricado na cidade de San Carlos de Bariloche (1.650 km a sudoeste de Buenos Aires) pelas estatais Invap e pela empresa Argentina de Soluções Satelitais (ArSat).
Quatrocentos especialistas participaram da construção do satélite geoestacionário que orbitará dando uma volta completa em 24 horas, o mesmo tempo em que a Terra dá uma volta completa em si mesma.
"A Argentina se soma ao seleto 'clube' de países que produzem este tipo de satélite - Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Israel, Índia e (os da) zona do euro", declarou a presidente, Cristina Kirchner, no fim de agosto, quando o satélite partiu de Bariloche para ser levado à Guiana.
Este primeiro satélite - outro está em construção -, com vida útil estimada em 15 anos, terá sua potência máxima focada sobre Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Ele fornecerá serviços de telefonia celular, TV digital, internet e transmissão de dados, permitindo que regiões mais isoladas sejam cobertas.



Referências: 
  • http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/10/argentina-lanca-primeiro-satelite-com-tecnologia-propria.html

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Catapultas - Curiosidades

Antes da invenção dos canhões e das armas de fogo, as catapultas eram importantes armas de guerra. Uma catapulta era uma máquina simples, usada para lançar projéteis contra, e sobre, as muralhas de um castelo, ou cidade. Era uma arma fundamental durante a guerra, destruindo a proteção  dos habitantes mais rapidamente. Ela foi a primeira arma biológica. Animais em decomposição e corpos infectados com a peste negra eram atirados sobre a muralhas para espalhar a doença entre os habitantes. Objetos em chamas também eram usados para matar em grande quantidade de uma vez só, principalmente os guardas nas ameias das muralhas. Enquanto isso, pedras eram jogadas para quebrar o castelo em si, ou a muralha da cidade, e expor as pessoas escondidas.
Para preparar a catapulta, os soldados apertavam a corda, girando o sarilho. Com isso, as cordas na base do braço eram torcidas, ficando cada vez mais apertadas. Os soldados então colocavam no receptáculo uma pedra muito grande ou outros objetos, e depois soltavam a corda. As cordas em volta da base se desenrolavam todas ao mesmo tempo e o braço se movia para frente, lançando sua carga. Uma catapulta grande era capaz de arremessar uma pedra por até 460 metros de distância.

A Europa Medieval era coberta por uma densa floresta, então havia sempre madeira disponível. A falta de estradas significava que catapultas grandes eram impossíveis de transportar. O comandante decidiria que tipo de catapulta era necessária, e os engenheiros eram os responsáveis por construí-la, enquanto os habitantes do local observavam.

Um castelo do reino unido.



Referências: 

sábado, 20 de setembro de 2014

Catapultas - Parte 2

TIPOS:



  • A balista era um tipo de artilharia anterior a pólvora, usada principalmente contra homens em formação. Era um grande arco montado em posição lateral. Utilizava um guincho e uma catraca para criar a tensão do arco. Geralmente o projétil era uma grande lança de metal ou de madeira com a ponta de metal. Atirados contra uma massa de pessoas a distâncias de até 300 metros, as lanças podiam incapacitar diversos inimigos.



  • A manganela, como descrito aqui, é uma versão medieval de uma catapulta da roma antiga apelidada de onagro, em razão da maneira que retrocede como uma mula quando descarregada. É uma catapulta com um único braço de torção que tenciona a corda aonde se encontra o projétil. Um dispositivo similar e talvez mais antigo foi apelidado de escorpião devido a sua semelhança com a "cauda" do animal.A força do onagro provém da tensão de suas cordas retorcidas, similarmente à uma balista, porém o onagro tem somente um braço enquanto a balista tem dois. Os romanos melhoraram extremamente a maneabilidade do onagro adicionando rodas à sua base. As rodas e o peso leve do onagro facilitaram a sua mobilidade.palavra manganela é derivada da palavra grega “magganon” que significa “motor da guerra”. O tipo exato de máquina descrita com o nome "manganela" é motivo de disputas.


  • O onagro surgiu como um aperfeiçoamento da antiga catapulta de torção, através de adaptações sucessivas quer de um grande arco ou de uma grande funda de bronze na ponta ou mira, para lançar flechas, dardos, balas ou projéteis. Ao onagro podia-se acoplar também uma colher ou recipiente de bronze para lançar chumbo derretido ou fogo grego (petróleo fervendo, pelotas ou bolas de tecido embebidas em óleo e incendiadas no momento do lançamento).


  • O mecanismo do trabuco consiste em transformar a energia potencial (neste caso energia potencial gravitacional) em energia cinética. Seu mecanismo deriva da funda. Nem toda a energia potencial irá se transformar em energia cinética: uma parte se dissipa em forma de calor e som. O tamanho do contrapeso é diretamente proporcional à velocidade do projétil, pois quão maior o contrapeso, com mais força o projétil será lançado. Cálculos físicos de diferença de potencial, energias potencial gravitacional e cinética estão diretamente ligadas ao funcionamento dessa arma, que, devido a isso, é muito usada por professores para explicar tais princípios físicos.

Referência:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cursos onlines e gratuitos - (Divulgação Científica - 16/09/2014)

Clicando neste link, você poderá assistir online e gratuito o curso de Física 1, fornecido pela UNIVESPTV.

Conteúdo, fornecido pelo playlist do vídeo.


  • Introdução 
  • Movimento em 1D -- Vetores;
  • Movimento em 2D -- Força e Movimento I (Leis de Newton)
  • Força e Movimento II (alguns exemplos de forças) 
  •  Trabalho e Energia. 
  • Conservação de Energia -- Sistemas de Partículas.
  •  Colisões -- Cinemática Rotacional - Movimento de Rotação -- Rolamento.
  •  Torque e Momento Angular I -- Rolamento, Torque e Momento Angular II.
Neste link, você poderá assistir online e gratuito o curso de astronomia 
fornecido pela UNIVESPTV. 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Catapultas - Parte 1

Provavelmente foi criada na Grécia 400 a.C., porque elas aparecem como instrumento de poder bélico como na guerra em que o exército Grego -comandado por Xenofonte- foi derrotado pelo rei da Pérsia Artaxerxes II Mnemon, na batalha de Cunaxa. Foi usado muito por Alexandre, o Grande. Muito diferente do que se pensa a catapulta foi originalmente criada para se lançar coisas na horizontal, o costume de se lançar na vertical ficou popular na Idade Média.

Provavelmente um réplica moderna da catapulta grega.


Referências:

http://www.suapesquisa.com/idademedia/guerras_medievais.htm
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/primeira-catapulta-433537.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catapulta#Hist.C3.B3ria

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Documentário



Um documentário em espanhol sobre a catapulta.

Carl Sagan - (Divulgação Científica - 02/09/2014)

Carl Sagan, um cientista autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica, trabalhou no projeto SETI "Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa procura por inteligência extraterrestre", no qual o intuito é encontrar vida inteligente no espaço.Em 1978, ganhou o prêmio Pulitzer de literatura geral de não-ficção pelo seu livro Os dragões do Éden. Morreu aos 62 anos, de pneumonia, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea (mielodisplasia).





Clicando nesse link pode-se ler online o livro " O mundo assombrado pelos demônios ". E esse vídeo é o áudio-livro, do livro "O mundo assombrado pelos demônios".



  • Clicando neste link, pode-se baixar o livro "Cosmos", que deu origem a série Cosmos
  • Clicando neste link, pode-se baixar a série "Cosmos", refeita e apresentada por Neil deGrasse Tyson.
  • Clicando neste link, pode-se baixar por torrent, a série original.
E esse vídeo, legendado pelo Bruno Oliveira Notario, é a biografia de Carl Sagan.



Sua crenças


“Those who raise questions about the God hypothesis and the soul hypothesis are by no means all atheists. An atheist is someone who is certain that God does not exist, someone who has compelling evidence against the existence of God. I know of no such compelling evidence. Because God can be relegated to remote times and places and to ultimate causes, we would have to know a great deal more about the universe than we do now to be sure that no such God exists. To be certain of the existence of God and to be certain of the nonexistence of God seem to me to be the confident extremes in a subject so riddled with doubt and uncertainty as to inspire very little confidence indeed. A wide range of intermediate positions seems admissible, and considering the enormous emotional energies with which the subject is invested, a questioning, courageous and open mind seems to be the essential tool for narrowing the range of our collective ignorance on the subject of the existence of God.”

"Aqueles que levantam questões sobre a hipótese de Deus e da hipótese da alma não são de forma todos os ateus. Um ateu é alguém que tem certeza de que Deus não existe, alguém que tem provas irrefutáveis ​​contra a existência de Deus. Eu sei de nenhuma evidência convincente. Como Deus pode ser relegado a tempos remotos e lugares e causas últimas, teríamos que saber muito mais sobre o universo do que podemos fazer agora para ter certeza de que nenhum Deus existe. Para ter certeza da existência de Deus e ter a certeza da inexistência de Deus parecem-me ser os extremos confiantes em um assunto tão cheio de dúvidas e incertezas quanto a inspirar pouca confiança na verdade. Uma vasta gama de posições intermediárias parece admissível, e considerando as enormes energias emocionais com que o sujeito se encontra investido, um questionamento, corajosa e mente aberta parece ser a ferramenta essencial para estreitar o leque de nossa ignorância coletiva sobre o assunto da existência de Deus. "


“An atheist has to know a lot more than I know. An atheist is someone who knows there is no god. By some definitions atheism is very stupid.” 

"Um ateu tem que saber muito mais do que eu sei. Um ateu é alguém que sabe que não há nenhum deus. De acordo com algumas definições ateísmo é muito estúpido. "

"A ideia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!"





Referências:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan
  • http://www.skeptic.com/reading_room/in-the-words-of-carl-sagan/
  • http://www.goodreads.com/quotes/tag/new-atheism

sábado, 30 de agosto de 2014

Postagem Semanal - 30/08/2014

Como funciona o curso de física, quais as possibilidades de quem vai fazer física ? 



Clicando neste link, você pode fazer um teste vocacional para saber qual área tem mais haver com você, exatas ou humanas?


Top 10 universidades de física no Brasil:

Nome da faculdadeEstrelas
Universidade Federal do Ceará (UFC)★★★★★
Universidade de Brasília (UnB)★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)★★★★★
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)★★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária★★★★★


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Funções dos integrantes do grupo 4

Responsável pela manutenção e atualização do blog - João Pedro
Responsáveis pelos testes da catapulta - Jéssica Miranda e Jéssica Bueno
Responsáveis pela construção da catapulta - Todos os integrantes
Responsáveis por fazer o relatório - Todos os integrantes
Responsável pela revisão do relatório - João Pedro

Mecânica Quântica - (Divulgação Científica - 26/08/2014)

O livro "Alice no país do quantum", conta uma narrativa de Alice que no meio de uma tarde após estar entediada de ver Tv, viajou em uma jornada pela mecânica quântica, mas o que é a mecânica quântica ou quantum mechanics? A mecânica quântica é um ramo da física bem vasto, que explica vários fenômenos desde a menor partícula subatômica já encontrada, até radiação de corpo negro. Clicando neste link você poderá ler um livro que narra a história da Alice, na física quântica.

No youtube se encontra uma série de documentários que contam conceitos e histórias da física quântica. 


Sinopse fornecida pelo vídeo no youtube:



Brian Greene revela um segredo: fomos todos enganados. Nossas percepções de tempo e espaço fizeram com que ficássemos desnorteados. Muito do que acreditávamos saber sobre nosso universo pode estar errado. Esta série de quatro horas baseada no livro escrito pelo renomado físico e aclamado autor Brian Greene, vai levar-nos aos limites da física para ver como cientistas estão montando a maior imagem até agora do espaço, do tempo e do universo.A cada passo, vamos descobrir que logo abaixo da superfície de nossa experiência diária vive um mundo que dificilmente reconheceríamos - um mundo estranho e surpreendente, muito mais maravilhoso do que esperávamos.

Episódio 1: O Multiverso
Episódio 2: Mecânica Quântica
Episódio 3: O Espaço
Episódio 4: O Tempo



E mais esse excelente podcast realizado pelo Jovem Nerd, conta a história da física quântica de forma bem humorada. Ele pode ser baixado ou ser escutado online clicando neste link.

Frases sobre a mecânica quântica:

"Se você acha que entendeu alguma coisa sobre mecânica quântica, então é porque você não entendeu nada."
-Richard Feynman

A elegância, a riqueza, a complexidade e a diversidade dos fenômenos naturais que decorrem de um conjunto simples de leis universais é parte integrante do que os cientistas querem dizer quando empregam o termo "beleza". 
-Brian Greene

O universo começa a parecer-se mais com uma grande ideia do que com uma grande máquina. 
-David Bohm 


Referências:


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Trabuco ou Trebuchet

Trabuco é uma arma de destruição a distância empregada na Idade Média com a finalidade de esmagar os muros de alvenaria ou para atirar projéteis por cima deles, similar à catapulta.
O mecanismo do trabuco consiste em transformar a energia potencial (neste caso energia potencial gravitacional) em energia cinética. Seu mecanismo deriva da funda. Nem toda a energia potencial irá se transformar em energia cinética: uma parte se dissipa em forma de calor e som. O tamanho do contrapeso é diretamente proporcional à velocidade do projétil, pois quão maior o contrapeso, com mais força o projétil será lançado. Cálculos físicos de diferença de potencial, energias potencial gravitacional e cinética estão diretamente ligadas ao funcionamento dessa arma, que, devido a isso, é muito usada por professores para explicar tais princípios físicos.

Um vídeo do  Texas Tech College of Engineering, demostrando o uso dessa catapulta.



Postagem Semanal - 21/08/2014

Umas das fórmulas mais conhecidas no mundo da física é "F=m.a".

 F..........Força - (N)
    m..........Massa - (kg)
               a............Aceleração - (m/s²)

Essa fórmula é muito usada no ramo da mecânica, porém existe a sua forma derivada. Mas antes de vermos a sua forma derivada nos perguntemos, " O que é uma derivada ? "Uma derivada é uma taxa de variação instantânea de uma função". Por exemplo: quando estamos com um carro subindo um morro, nunca o morro terá a mesma inclinação, a inclinação não será constante. A derivada é dada pela lei de formação "D=dy/dx".

D..........derivada
                   dy..........pequeno avanço em y
                   dx..........pequeno avanço em x

Andando com o carro haverá partes onde não subiremos ou desceremos nada, só andaremos na horizontal, neste caso, ou seja, dy=0, e dx=qualquer valor, usarei "1" como exemplo:
Diz-se que a derivada é a tangente no ponto, exatamente porque a tangente emprega a mesma definição: tangente equivale à variação da altura sobre variação da distância (dy/dx). Verificar que tangente de 45º é 1, Isto porque, para que obtenhamos o ângulo de 45º, o cateto oposto(dy) é exatamente igual ao cateto adjacente(dx) ou, em outra palavras para tan 45º, a distância que se avança é a mesma distância que se sobe. 


Voltando a 2ª Lei de Newton, ou o princípio fundamental da dinâmica:

A força resultante é igual a derivação do momento linear pela derivação do tempo.
\vec {F} = \frac{\mathrm {d}\vec {p}}{\mathrm {d}t} = \frac{\mathrm{d}(m \vec v)}{\mathrm{d}t}


F..........uma força
p..........um momento linear(quantidade de movimento linear é definido por massa*velocidade)
Obs: Ambos são vetores.

Obs: Essa lei apresentada em cima, só tem validade onde a massa é constante, e a massa pode ser calculada usando a expressão abaixo:

\vec {F} = m\,\frac{\mathrm{d}\vec {v}}{\mathrm{d}t} = m\vec {a}, ou como conhecemos no ensino médio \vec {F} = m\vec {a}.
E mais um excelente documentário produzido pela Caltech, dublado pela Tv cultura, que fala das derivadas e sua importância.



Referências:

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Stephen Hawking - (Divulgação Científica - 19/08/2014)

O livro "Uma Breve História do Tempo" é um livro de divulgação científica escrita pelo grande físico teórico Stephen Hawking, nesse livro ele escreve sobre diversos temas como buracos negros e a teoria do big bang para leigos no assunto.O livro pode ser lido clicando aqui.

E este vídeo conta a vida de Stephen Hawking após descobrir que tinha "ELA" Esclerose Lateral Amiotrófica.

Sinopse fornecida pelo youtube

Filme completo sobre a vida do físico Stephen Hawking, que sofria de Esclerose lateral amiotrófica, e que colaborou com Roger Penrose em teoremas de singularidades gravitacionais, e previu que buracos negros emitem uma radiação, chamada de radiação de Hawking.




E clicando neste link, você poderá ouvir ou baixar um podcast realizado pelo Jovem Nerd, falando da vida de Stephen Hawking, suas teorias e contribuições de forma bem humorada.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Postagem semanal - 14/08/2014

Este incrível documentário conta a vida de 4 grandes cientista: Galileo Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking. Vale a pena ser assistido.

Sinopse fornecida pelo vídeo no Youtube.

Eles desprezam a sabedoria convencional e, ao longo de um período de 400 anos, cada um cria uma nova visão do cosmos. Estes rebeldes desbloquearam mistérios do universo que revolucionou radicalmente a nossa visão sobre este. Quais foram esses brilhantes homens? O que moldaram as suas mentes para poder revelar o aparentemente impossível? Mentes brilhantes irá inspirá-lo a pensar um pouco mais e agradecer a estas pessoas por terem descoberto o impensável. Conheça quatro dos maiores físicos do mundo: Galileo Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking. Descubra os segredos de suas mentes que lhes permite pensar o impensável.




Integrantes do grupo 4 - Física

1º Ano A

Jéssica Beatriz Miranda Teodoro ( L ) - nº 15
Jéssica Bueno Rocha Medeiros Cesar - nº 16
João Pedro Carvalho de Alencar - nº 18